Basta mencionar que você está planejando uma viagem ao Brasil e a ideia irá imediatamente evocar imagens de praias ensolaradas e o ritmo contagiante da batida do samba ou das melodias sensuais da bossa nova.
Do icônico kit amarelo e azul da seleção nacional de futebol, aos trajes extravagantes dos dançarinos do Carnaval e ao famoso capacete frutado de Carmen Miranda, a impressão cultural do Brasil no mundo tem sido ampla. Mas, como brasileiro-americano, sempre me surpreende o quão pouco os outros sabem sobre as diversas regiões e costumes do dia-a-dia do vasto país.
Crescendo comendo pão de queijo e brigadeiros (trufas de chocolate), visito o Brasil desde criança e volto regularmente para visitar a família e explorar novas regiões.
Existem inúmeras maneiras de conhecer o Brasil, mas essas são as principais coisas que você deve saber se quiser planejar uma viagem ao Brasil que vá além.
A energia da Praia de Copacabana e a fascinante biodiversidade da Floresta Amazônica podem ter chamado a atenção do mundo, mas isso é realmente a ponta do iceberg quando se trata da beleza natural do Brasil.
Os amantes da natureza aventureiros descobrirão que o Brasil é um tesouro que contém uma riqueza de diversidade geográfica.
Na região Nordeste, você pode explorar as enormes dunas e piscinas naturais dos estados do Ceará e do Maranhão ou aventurar-se no estado sem litoral do Tocantins, onde uma vasta savana abriga o parque singular do Jalapão.
Parques nacionais como a Chapada Diamantina e a Chapada dos Veadeiros surpreendem os visitantes com suas vistas de montanhas e cachoeiras, sem mencionar o poder impressionante do Iguaçu, uma das maiores cachoeiras do mundo, composta por mais de 200 cascatas.
Embora o Rio de Janeiro possua o horizonte mais emblemático do Brasil e São Paulo seja uma megametrópole que abriga muitas das instituições culturais e empresariais do país, estes não são os únicos centros urbanos do Brasil que valem a pena visitar.
Os fãs de arquitetura devem planejar uma viagem à capital Brasília, onde o trabalho do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer é o centro das atenções, enquanto os viajantes com inclinação gastronômica devem visitar Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, um estado conhecido pelos brasileiros por sua culinária.
No norte, Salvador é um centro para explorar o epicentro da cultura afro-brasileira, que é a fonte da arte marcial da capoeira e da feijoada (um ensopado de feijão), o prato nacional do Brasil.
Os EUA não são o único ensopado cultural no hemisfério ocidental. A cultura brasileira mescla os costumes e tradições das comunidades indígenas, afro-brasileiras e de imigrantes.
Em São Paulo, o bairro da Liberdade abriga uma forte comunidade nipo-brasileira; nos estados do sul, você verá a influência dos imigrantes alemães nas casas de madeira da região.
Até a comida tem raízes libanesas e italianas, sendo o quibe (trigo integral frito e almôndegas) e a pizza alguns dos lanches noturnos mais populares entre os brasileiros.
O prato nacional feijoada é originário de comunidades afro-brasileiras e indígenas que utilizavam a farinha de mandioca muito antes da chegada dos europeus ao Brasil. Essa farinha é ingrediente chave da farofa, o acompanhamento mais popular para acompanhar a feijoada.