O processo de inscrição inclui o envio de um passaporte válido, um formulário de inscrição preenchido, uma foto estilo passaporte, confirmação de voo e um extrato bancário impresso refletindo as transações dos últimos 30 dias com um saldo mínimo de US$ 2.000 para viagens, relata VisaGuide.World.
De acordo com a mídia local, os viajantes a negócios devem fornecer informações adicionais em suas candidaturas, como cargos, descrições de cargos, salários mensais e detalhes sobre a natureza de seus negócios e atividades pretendidas durante sua estadia no Brasil.
A medida foi tomada em resposta à recusa de países como Canadá, Austrália, Estados Unidos e Japão em retribuir a retirada de vistos de entrada para cidadãos brasileiros. As autoridades afirmam que estão harmonizando as políticas de vistos com as de países que não facilitaram a entrada de cidadãos brasileiros durante o período inicial de isenção de visto.
Em junho de 2019, o Brasil suspendeu temporariamente a exigência de visto para canadenses, incluindo os dos EUA, Japão e Austrália, para impulsionar o turismo.
Além disso, para viajantes do Canadá, dos EUA e da Austrália, um visto para o Brasil custa US$ 80,90 por pessoa. O visto é válido por cinco anos para canadenses e australianos, enquanto os americanos têm validade de dez anos. O Brasil recrutou os serviços da VFS Global, uma empresa de tecnologia com sede em Dubai, especializada em soluções governamentais e diplomáticas, para lançar uma plataforma eletrônica de solicitação de visto.
Em março de 2023, o Brasil disse que iria restabelecer os requisitos de visto de entrada para cidadãos dos EUA, japoneses, australianos e canadenses, revertendo uma decisão unilateral de 2019 de racionalizar o turismo.
A decisão, alinhada com a Lei de Estrangeiros, reflete a adesão do Brasil ao princípio da reciprocidade, necessitando de vistos para países que não estendem privilégios de isenção de visto aos cidadãos.
Apesar da iniciativa anterior de 2019 para impulsionar o turismo, as chegadas de turistas dos EUA no ano passado permaneceram abaixo dos níveis de 2018. O número de visitantes japoneses caiu 4,5% em 2019, com apenas 17.000 turistas no Brasil em 2022.
Em dezembro de 2023, o Índice de Passaporte VisaGuide coloca o passaporte brasileiro na 48ª posição globalmente. Esse ranking concede aos cidadãos brasileiros acesso sem visto a 134 países, mas os portadores de passaporte brasileiro devem obter visto prévio para as demais nações.
Com base na mesma fonte, é necessário um passaporte válido com validade de pelo menos seis meses além da data de partida para viagens sem visto, juntamente com a aquisição obrigatória de seguro saúde de viagem.